Três internos da Fundação Casa estão na final da Olimpíadas de Matemática
Jovens ficam entre os melhores do país.

Saiu no G1: Três jovens infratores que estão detidos na Fundação Casa de Araraquadra (SP) estão na final da Olimpíadas de Matemática (OBMEP) após realizarem a prova no último sábado (12).
Os jovens integram um grupo de nove internos da unidade aprovados para a segunda fase da prova. Seis já deixaram o local e os três que permaneceram, com saída prevista para os próximos dias, querem levar para fora o que aprenderam.
Um dos internos comentou "Vou voltar para a escola". Esse está internado por conta do tráfico de drogas. Outro comentou que quer cursar direito, "Se os outros conseguem, por que a gente não?" comenta ele.
Na fundação eles não tem escolha: são obrigados a cursar a escola e a frequência é fundamental nas aulas é fundamental para a progressão da medida sócio-educativa. Um dos internos comentou "Vi que é bom estudar. Quero fazer engenharia".
Os Caminhos Até o SucessoO professor relata “Trago do cotidiano para mostrar que não são só fórmulas, teorias, que a matemática está na vida. Ao falar de divisão, explico que precisam saber quanto é um terço de comprimido para poderem dar remédio para um filho. Com curva, o futebol. E aos poucos você vai mostrando que não é tão complicado”. Além disso, o professor afirma que traz exemplos de pessoas para que eles possam se espelhar: demonstra que o estudo transforma a vida das pessoas e que eles, bem como qualquer outro adolescente, pode ter a chance de mudar de vida.
Outro fato que faz com que as aulas sejam produtivas é o pequeno número de estudantes por sala de aula. Atualmente são 10 salas na Fundação e no contra turno os internos praticam esportes, fazem curso técnico e iniciação à música.
A educação transforma!