top of page

Os assuntos mais cobrados na UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é conhecida por ter grande interesse em aplicar, em seus vestibulares, questões que envolvam funções e geometria (plana, espacial e analítica). Outro conteúdo relevante e sempre presente é a porcentagem.

Diante da necessidade de estudos focados, fiz uma análise em todos os vestibulares entre os anos de 1998 e 2017 e foram verificados os temas cobrados, os dividindo em cinco grandes áreas.




1º Lugar: Conhecimentos Algébricos

Nessa área os temas que mais estiveram presentes nas provas foram Funções, Equações e Inequações (18%) - interessante frisar que entre as funções, as que mais estiveram presentes foram as polinomiais e trigonométricas, que constituem 8% e 6% desse tema. Em seguida estão as Matrizes (6,5%), Sistemas Lineares (4,6%) e Polinômios (4,6%).


2º Lugar: Conhecimentos Geométricos

Dentro da geometria notamos a presença de dois grandes grupos: cálculo de áreas e volumes (11%) e a parte teórica (8%).


3º Lugar: Conhecimentos Numéricos

Nesse grupo, os conteúdos mais cobrados foram as Operações Básicas (6,5%), Porcentagem e Matemática Financeira (4,7%), Operações de Conjuntos (4%) e o Princípio da Contagem (3%).


4º Lugar: Conhecimentos Algébricos/Geométricos

Na parte conhecida como Geometria Analítica, o conteúdo mais abordado foi Retas (7%), seguido pelas Circunferências (5%).


5º Lugar: Conhecimentos Estatísticos e Probabilidade

O conteúdo mais abordado nessa área foi a Noção de Probabilidade (3%)


O cálculo dessas divisões/porcentagens não se baseia apenas no número de questões, afinal a prova é de somatória, então uma questão pode contemplar até cinco conteúdos distintos.

1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page