top of page

Logaritmos e Escala Richter

Sismo ou terremoto é um fenômeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânica ou de deslocamentos de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela liberação rápida ede grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas.

Só nos Estados Unidos ocorrem de 12 mil a 14 mil terremotos anualmente (ou seja, aproximadamente 35 por dia). De acordo com registros históricos de longo prazo, aproximadamente 18 grandes terremotos (de 7,0 a 7,9 na escala Richter) e um terremoto gigante (8 ou acima) podem ser esperados num ano.

O maior terremoto já registrado ocorreu no Chile em 1960, que atingiu 9,5 na escala Richter, seguido pela da Indonésia em 2004, que atingiu 9,3 na mesma escala.

Para fazer essa medições, em 1935 foi desenvolvida uma escala pelos sismólogos Charles Francis Richter e Beno Gutenberg. Ambos estudavam os sismos no sul da Califórnia utilizando um equipamento específico (sismógrafo Wood-Anderson). Após inúmeros dados recolhidos eles criaram um sistema para calcular as magnitudes dessas ondas.

A escala Richter corresponde ao logaritmo da medida da amplitude das ondas sísmicas a 100 km do epicentro. A intensidade M de um terremoto é um número que varia de 0 até 9,5 para o maior terremoto conhecido. Essa intensidade é dada pela fórmula:



onde E é a energia liberada em quilowatt-hora e Eo é uma constante equivalente a 0,007 kWh.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page