Conjuntos Numéricos
Os Conjuntos Numéricos são a base da matemática e são os "grupos" que dividem os números diante suas particularidades.
O primeiro e mais simples conjunto é dos Naturais (N), nesse grupo o primeiro elemento é o zero e todos os próximos elementos são os respectivos sucessores, ou seja, 1, 2, 3, ... .
O conjunto dos Inteiros (Z) possuem todos elementos citados acima, mas também os antecessores de zero, ou seja, os inteiros negativos. os números inteiros positivos e negativos.
O terceiro conjunto é o dos números Racionais (Q). Nesse conjunto, além dos elementos já citados acima, estão presentes também os números fracionados/decimais. Já os números que não possam ser representados como frações (por exemplo, raízes não exatas e contantes como o pi) estão presentes no conjuntos dos Irracionais (IR).
Todos os conjuntos acima fazem parte de um conjunto maior, que é o conjunto dos Reais (R). Ou seja, todos os elementos descritos acima podem ser chamados de números Reais.
A imagem abaixo representa, na forma de diagramas, os conjuntos e seus respectivos tamanhos e posições em relação um aos outros.

Operações com Conjuntos
As operações básicas quando trabalhos com conjuntos são a União (U) e Interseção (∩).
A União entre dois conjuntos é a junção de todos os elementos presentes em cada conjunto. Já a Interseção é a junção apenas dos termos presentes em ambos os conjuntos.
Por exemplo:
Sendo A={1,2,3} e B={3,4}, temos que: A U B = {1,2,3,4} e A ∩ B = {3}
As duas operações descritas acima não são as únicas presentes no estudo de conjuntos, mas são as necessárias para os cálculos presentes na lista abaixo.