top of page

Assuntos mais cobrados no Enem

Segundo um levantamento feito pelo Curso Poliedro, as provas do ENEM (entre os anos de 2009 e 2016) abordaram em maioria as Razões e Proporções, as Porcentagens e o Juros.

De forma geral a prova de matemática é repleta de gráficos, esquemas, infogramas que devem ser interpretados com cuidado. A análise dos dados apresentados é constante na prova, mas não é suficiente sem as aplicações de conhecimentos específicos.

O gráfico abaixo divide os assuntos em cinco grandes áreas e a porcentagem de vezes em que elas ocorreram nesses 17 anos de prova.



Fonte: G1

1º Lugar: Conhecimentos Numéricos

Nessa área, são cobradas as razões e proporções (14%), porcentagem e juros (10%), operações em conjuntos numéricos (5%), princípio da contagem (4%) e relações entre grandezas (3%).


2º Lugar: Conhecimentos Geométricos

Os assuntos mais abordados em geometria são: comprimentos, áreas e volumes (12%), figuras planas e espaciais (6%) e unidades de medidas (4%).


3º Lugar: Conhecimentos Algébricos

Em álgebra, os dois assuntos mais cobrados dos alunos são gráficos e funções (12%) e equações (3%).


4º Lugar: Conhecimentos Estatísticos e Probabilidade

As medidas de tendência central (7%) e noções de probabilidade (6%) são os assuntos mais abordados dentre esse conhecimento.


5º Lugar: Conhecimentos Algébricos/Geométricos

Aqui, se misturam álgebra e geometria, o que chamamos de geometria analítica. Os conteúdos mais cobrados são plano cartesiano (1%) e circunferência (1%).

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page